24 de Outubro de 2003 é uma data histórica para o esporte radical de Itapira. Nesse dia foi inaugurada a “Pista de Esportes Radicais José Carlos Scieve”.
Antes, porém, uma longa e dura batalha foi travada para driblar os preconceitos de uma sociedade interiorana e outros empecilhos de uma cidade pequena. Foram muitas reuniões, projetos, recolhimento de assinaturas, desfiles, e todo tipo de ações que se podia fazer para que a pista fosse realmente construída, até um campeonato foi organizado pelos skatistas da época para que fosse comprovado um número suficiente de praticantes. Um belo dia, em uma reunião no gabinete do prefeito, um compromisso foi firmado pelo homem sentado atrás da grande mesa de madeira e rodeado por membros das tribos de esportes radicais, o proprietário da Costa Maneira e jornalistas locais. A pista finalmente seria construída.
Com um local já definido pela prefeitura, havia então, uma necessidade de se desenvolver um projeto para nossa pista com o intuito de agradar a todos os praticantes. Liderados pelo proprietário da Costa Maneira que com uma iniciativa louvável, emprestava um espaço de sua loja para que encontros entre as tribos radicais pudessem ser realizados. Eram skatistas, bikers e in liners unidos por uma única causa, algo atípico naquela época no cenário dos esportes radicais, nascendo então a AERI (associação de Esportes Radicais de Itapira) quebrando um paradigma na época, a junção dos esportes skate, in line, bike .
Os encontros quase semanais eram marcados por calorosas discussões de temas diversos pertinentes a construção da pista, altura de obstáculos, tipos de transições, tipos de pisos, tipos de corrimãos, tipos de bordas, etc. Muitas vezes as discussões não chegavam a lugar nenhum, mas depois de muitas reuniões e com uma idéia de projeto rascunhado, o cheque mate foi dado. Quando a Costa Maneira entrou em contato com o skatista e engenheiro especializado em pistas de skate George Rotatori, que aceitou transformar o nosso rascunho de pista em um projeto concreto, além de garantir a sua supervisão ao longo da execução do mesmo.
Foram alguns meses até a grande inauguração. 24 de Outubro de 2003, não por acaso, dia do aniversário da nossa cidade. Na manhã do feriado todos os envolvidos com esportes radicais foram participar do desfile como forma de agradecimento. No período da tarde a festa foi grande, uma multidão esperava ansiosa na pista pelos atletas profissionais das equipes New e Freedom Fog, que foram convidados pela Costa Maneira para realizar uma demonstração na nova pista. Após a cerimônia oficial, a fita de inauguração foi cortada, e assim, deu-se início as primeiras batidas no granilite branquinho. Quem esteve presente também, foi o skatista engenheiro George Rotatori que junto com os demais atletas demonstravam na prática o conceito de fluência aplicado por ele em seus projetos. Enquanto isso, fora da pista, a Costa Maneira promovia um sorteio de muitos brindes para o público presente, que além de ver o show dos skatistas, ainda voltou pra casa com um sorriso de criança no rosto e a certeza de ter feito parte da história.
Hoje a pista, já com 7 anos completados, foi palco de diversas coisas, algumas boas, outras muito boas e algumas coisas ruins. E se não fosse pelo carinho e pela união de uma minoria de skatistas locais, talvez hoje, não mais aconteceriam tantas coisas boas, e sobrariam apenas, as coisas ruins, um retrato do descaso, que envolve desde seus freqüentadores até o poder público, pessoas que esquecem o significado da palavra público e que usam a pista de maneira avessa ao seu verdadeiro propósito.
De uma maneira geral as pessoas que moram ou passam pelas proximidades da pista, não se dão conta da importância daquele monte de concreto, ferro e granilite em meio à paisagem, e do que representa para os skatistas e outros praticantes de esportes radicais que amam realmente o que fazem, que dia após dia conquista mais e mais adeptos e muda a vida de cada um deles através da interação desses esportes, e cada vez mais compreendidos e menos discriminados pela sociedade e pelos nossos governantes.
Confiram algumas fotos abaixo:












Nenhum comentário:
Postar um comentário